Aosta, capital da região Valle d’Aosta (aqui na Italia não existem estados, são regiões), é a quinta capital mais alta do pais e era pertinho de onde eu morava até abril desde setembro de 2018.
Conheço o centro Aosta muito bem, de tantas vezes que passei o dia lá e também de quando eu ficava na casa de um amigo Jean-Marc. O conheci através do Couchsurfing, quando, voltando de Paris, eu recebi uma mensagem da minha chefe dizendo que não conseguiria ficar na cidade até quando eu chegasse pra voltar embora com ela. Mandei uma mensagem pra ele (praticamente o unico host de Aosta) perguntando se ele estava disponível pra hospedar eu e minha irmã e ja pedindo desculpas por pedir em cima da hora, ja que era para aquele dia mesmo. Ele aceitou, fez uma janta pra gente, conversamos pra caramba e acabamos vendo um filme. Depois disso, voltei varias vezes la pra Aosta, o revendo e podendo ficar com ele sem pressa pra casa.
Enfim, Aosta é uma cidade em que, no centro, se encontram varias ruínas do periodo romano! Depois de derrotar os Salassos, povo daquela terra desde o século VI a.C, em 25 a.C, o então imperador César Augusto fundou a cidade, que naquela época se chamava Augusta Praetoria Salassorum.




As seguintes fotos são da Coleggiatta di Sant’Orso.
O complexo de estilo românico-gótico conta com uma praça onde se encontra o Campanile, a Igreja e um Claustro. Todos eles foram construídos em datas diferentes, tendo início no século XI e terminando no século XV. O claustro – muito lindo por sinal – começou depois do ano de 1133.





Essa foto foi depois que visitamos a Basilica Paleocristiana di San Lorenzo, um sítio arqueológico do século V.





Levando em conta que as fotos anteriores perdi quando o disco do meu computador estragou, tem mais foto do celular de Aosta do que da câmera ):
Pubblicato il
Inviato su BLOG