Firenze a gennaio: per strada.

Galleria dell’Accademia, Ponte Vecchia, Piazza Santa Croce, etc.

 Aqui ficou um post aleatório sobre nada em específico, mas fotos de toda a semana. Vou deixar pra falar sobre o Duomo em um outro post.

Com certeza o que eu mais queria ver quando chegasse na Itália: o Duomo de Florença.

A Galleria dell’Accademia foi fundada em 1784 junto com a Academia de Belas Artes. Já daquela época já contava com essa escultura incrível de Giambologna “O Rapto da Sabina”. O David de Michelangelo foi pra la em 1873.

Pagamos a entrada + 4 euros pra poder entrar na hora sem esperar na fila kilometrica. Esses 4 euros pode ser pra esse de comprar na hora e entrar ou comprando antes na internet.
Rapto das Sabinas, Giambologna.
Daviiiiiiiiiiideeeeeee

Agora…

Deixa eu falar um pouco sobre o David.

Sempre, toda vida fui apaixonada por história, e então arte, e então história da arte. Davi sempre foi, de tudo que já estudei, o que eu mais queria ver na vida e o que eu mais amava. Michelangelo foi incrível, mesmo tendo tido uma personalidade difícil e provavelmente tendo sido um babaca kkk.

Quando entramos na Galleria, a gente fez todo o percurso contrário do David pra poder vê-lo por último. Quando entrei no corredor onde ele se encontrava ao fundo, eu já fiquei admirando a primeira pintura que tem ali, à esquerda de quando você entra. À direita, la no final, é o David. Minha irmã entrou e o viu, e quando viu que eu tava olhando um quadro tranquilamente, chegou no meu ouvido bem séria e disse: Yuli. Não. Vira. Sério, não vire. fique do jeito que você tá.

Oi?????? Como assim? O que aconteceu?

Então eu entendi que era porque o Davi tava ali, bem formoso, facinho de ver.

Mas de nervosa, não virei, e minha irmã vendo como eu tava, me pilhou ainda mais falando pra eu não virar e respirar fundo. Ela tirou uma bem boa com a minha cara.

Quando eu finalmente virei (ela com o celular pronto), não acreditei e chorei.

Depois do suspense que minha irma fez, quando finalmente o vi, chorei.

Sério, quem penso naquele local pra colocar a escultura foi um gênio maior do que o Michelangelo ou quem decidiu colocar a escultura na frente do Palazzo Vecchio, na Piazza della Signoria (lugar original da obra, onde hoje tem uma cópia). Ali é mil vezes mais impactante.

Uma das esculturas inacabadas de Michelangelo.

Nesse corredor, antes de chegar ao David, você vê várias outras esculturas inacabadas de Michelangelo. Não da pra passar batido por elas também, não. Eu voltei e vi elas depois, e fiquei me perguntando como elas seriam se ele não as tivesse abandonado…

Pôr do sol da Ponte Vecchio.

A Ponte Vecchio que tem hoje foi refeita por volta de 1177 e desde então foi danificada e reestruturada muitas vezes.

Davi, eu volto!


Posted on
Posted in BLOGTagged , ,