Marostica

Marostica fica na região do Vêneto e é conhecida pela sua partida de xadrez “em tamanho real” (dizem personagens viventes), que é realizada sempre em anos pares, e também pela sua produção de cerejas. Esse evento de xadrez, que se chama Scacchi, é uma tradição que acontece desde 1923 devido à um evento que ocorreu lá em 1454.

Fachada do Castello Inferiore de fora do muro.

O Castello di Marostica se entende por dois castelos, o Inferiore e o Superiore, que são unidos pelos muros da cidade, os quais têm 1.800m de comprimento. Sua construção começou em 1312, já os muros foram começados em 1372. Tudo isso aconteceu depois da dinastia Della Scala, que governou Verona por 125 anos, conquistou a cidade e a remodelaram.

Piazza degli Scacchi.

A partida de xadrez histórica, que morro de curiosidade de voltar pra ver, conta com 600 figurantes em roupas medievais, cavalos, armaduras, tudo que se possa imaginar. E vem da seguinte história: a partida representa a batalha entre Rinaldo d’Angarano e Vieri da Vallonara. Ambos estavam apaixonados por Lionora, filha do castelão de Marostica. Como ele não pode decidir qual deles casaria com sua filha, desafiou então o jogo de xadrez entre os rivais e, quem então ganhasse, seria entregue à mão de sua filha. Quem ganhou, Vieri, foi quem Lionora era, até então, secretamente apaixonada, e o perdedor casou com sua irmã mais velha.

Aperitivo time
Castello Superiore no topo.
Entrada do Castello Superiore.
Ficamos em um Airbnb bem no alto das colinas de Marostica. Bela vista.


Pubblicato il
Inviato su BLOGTag , , ,